PALESTRANTES CONFIRMADOS

Heloísa Borges

Diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Renomada especialista na área de energia, Heloisa é Doutora, mestre e bacharel em Economia pela UFRJ, bacharel em direito pós-graduada em Direito Público pela UERJ. Foi pesquisadora visitante na University of Virginia Law School e bolsista do Columbia Women ́s Leadership Program, da Columbia University. É autora de artigos científicos e capítulos de livros, professora e coordenadora em nível de pós-graduação e atuou em diversos cargos na Administração Pública Brasileira. Desde maio de 2020 é Diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética.

Raquel Filgueiras

Consultora Marítima e de O&G para a América do Sul na Innovation Norway.

Graduada em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Planejamento Energético pela Coppe (UFRJ) no Rio de Janeiro. Atuou na Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e como consultora de grandes empresas dos setores de varejo, energia e comunicação. Ex-economista sênior do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), atualmente é Consultora Marítima e de O&G para a América do Sul na Innovation Norway.

Niall Mac Dowell.

Professor na Energy Systems Engineering na Universidade Imperial de Londres.

Niall é professor de Engenharia de Sistemas de Energia no Imperial College London. Ele é Engenheiro, membro do IChemE e da Royal Society of Chemistry. Sua pesquisa está focada em compreender a transição para uma economia de baixo carbono e publicou mais de 200 artigos publicados por pares, relatórios técnicos e livros neste contexto. Niall tem mais de uma década de experiência como consultor dos setores público e privado. Trabalhou com uma série de organizações do setor privado, abrangendo a indústria energética e o setor financeiro e recentemente completou um destacamento de dois anos para o Departamento Governamental do Reino Unido BEIS (agora DESNZ) onde atuou como consultor político especialista em CCUS e GGR.

Patricia Santana

Gerente de Novas Energias na Vallourec South America.

Patrícia Santana, formada em Enga Civil e mestrado em Enga Estruturas pela UFMG, pós graduada em Gestão de Projetos pelo IETEC. Iniciou a carreira na Enga da Usiminas Mecânica no desenvolvimento de projetos ligados a pontes e viadutos e orçamentos de estruturas de máq. E equipamentos. Mudou-se para Curitiba onde atuou na área de orçamentos da Brafer Construções Metálicas e retornando para Belo Horizonte, iniciou sua história na Vallourec: primeiramente no P&D de Tubos Estruturais, tendo mudado para a área comercial 3 anos depois. Atuou nos segmentos de Construção Civil, Máquinas e Equipamentos em geral e Estruturas offshore. Além disso, no contraturno atuou como docente das Escola de Engenharia Kennedy, Universidade Tuiuti do Paraná e PUC-Minas, totalizando 20 anos de experiência na docência. Atualmente está como New Energies Manager, cujo desafio é o desenvolvimento de negócios vinculados à transição energética na América do Sul, em 7 áreas: CCUS, H2, solar, biometano, biomassa, geotérmico e eólica offshore.

Claude Letourneau

Presidente e CEO da Svante Technologies INC.

Claude Létourneau, presidente e CEO da Svante Technologies Inc. (Svante), é um industrial veterano de projetos conhecido por sua liderança dinâmica. Com um histórico comprovado orientando projetos de grande escala, desde o início do laboratório até a produção industrial em grande escala, o Sr. Létourneau é um pensador visionário cuja abordagem é caracterizada por os 3Es da liderança – esforço, energia e entusiasmo.

André Pompeo do Amaral

Gerente do Departamento de Gás, Petróleo, Navegação e Descarbonização

André Pompeo do Amaral Mendes é atualmente Gerente do Departamento de Gás, Petróleo, Navegação e Descarbonização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atua no setor de petróleo e gás há mais de 23 anos. Está no BNDES há 16 anos no Departamento de Gás, Petróleo, Navegação e Descarbonização. Trabalhou na Petrobras por 7 anos, onde ocupou cargo de Consultor de Negócios na Área de Estratégia e Desempenho Empresarial. É formado em Economia pela PUC-RJ, possui Mestrado em Economia e MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ.

Fernando Zancan

Presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável.

Fernando Luiz Zancan , Engenheiro de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Especialista em Gerência de Produção pela UFSC (1983), há 44 anos atuando na atividade carbonífera de Santa Catarina e 35 anos como Secretário Executivo do Sindicato da Indústria da Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina – SIECESC. Há 34 está Diretor da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC entidade filantrópica e comunitária mantida pela indústria de carvão de Santa Catarina. É presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral desde 2005. Hoje Presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável. Membro do Conselho Consultivo da Indústria do Carvão da Agencia Internacional de Energia – CIAB/IEA.

Rafael Feldmann

Sócio de Cascione Advogados, especialista em Direito Ambiental e dos Recursos Naturais

RAFAEL FERNANDO FELDMANN concentra sua atuação no Direito Ambiental e dos Recursos Naturais e é sócio de Cascione Advogados. Graduado pela PUC-SP (2007), é especialista em regulação pela FGV (2010) e mestre (LL.M, validado nacionalmente pela UFSC) pela IE Law School de Madri (2013), com tese de dissertação sobre o mercado de carbono brasileiro, publicada na revista Carbon and Climate Law Review.

Paulo Emílio

Presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2)

professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, chefe do Laboratório de Hidrogênio do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, Coppe/UFRJ. Possui doutorado, mestrado e bacharelado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ e pós-doutorado desenvolvido na Ecole Centrale de Paris e na Université de Paris-Sud, França. Publicou mais de 70 artigos em periódicos revisados por pares, 15 patentes e orientou vários alunos de BSc, MSc e DSc. Atua no desenvolvimento de materiais, tecnologias e dispositivos para a adoção da energia do hidrogênio. Uma de suas principais linhas de pesquisa é o desenvolvimento de anodos especiais para pilhas a combustível de óxido sólido que permitem a utilização direta de metano ou etanol como combustíveis, evitando a coqueificação e entupimento de carbono e sem nenhum tratamento de pré-reforma. Outra importante linha de pesquisa dele é o desenvolvimento de Ônibus Plug-in Híbridos Elétrico-Hidrogênio. É Presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio, membro do Conselho de Administração da International Association for Hydrogen Energy, representante brasileiro na International Partnership for Hydrogen and Fuel Cells in the Economy, membro do International Advisory Board do European Fuel Cell Forum, membro do Conselho Científico Internacional da Engie e Editor-Chefe da revista científica Matéria.

Felipe Maciel

Felipe Maciel foi fundador da agência epbr em 2017. Hoje, a agência é referência nacional no noticiário especializado em  política e transição energética no Brasil. Possui mais de 20 anos de cobertura do setor energético com grande conhecimento dos temas relacionados à política setorial e à transição energética. Trabalha para tornar  os temas acessíveis e permitir que todos participem das decisões políticas que afetam seus negócios e sua vida.

Wilian Pereira

Bacharel em Química Tecnológica pela UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos). Mestre e Doutor em Química dos Materiais pelo programa de Ciência e Engenharia dos Materiais da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Atua como Pesquisador Industrial no Instituto Senai de Inovação em Biomassa na plataforma de Tecnologias de Descarbonização com experiência na gestão e execução de projetos PD&I focados nas áreas de Valorização e Transformação da biomassa; Bioeconomia circular;  Energia e sustentabilidade; Produção e desenvolvimento de biocombustíveis; Desenvolvimento e aplicação de biomateriais e materiais carbonosos; Utilização e valorização de resíduos; Captura, armazenamento e utilização de carbono – CCUS; e Tecnologias de produção de H2 de baixo carbono. Atualmente é gestor de projetos de inovação, dando destaque ao TEC-Fuel, em parceria com a EMBRAPII e a empresa VAMTEC Group, que visa  a produção de biocombustíveis sólidos e líquidos para utilização no setor de siderurgia, a partir do upgrading de biomassa residual. E o projeto DeCarbon que é realizado em parceria entre a EMBRAPII, a empresa multinacional ANGLOAMERICAN e a startup DeCARB, que tem como objetivo o desenvolvimento de protótipo operacional gerado a partir de biomassas de bagaço de cana-de-açúcar e resíduo de coco, para aplicação em um sistema captação de CO2 dos processos produtivos do setor de mineração.

Carlos Martins

Engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP

Carlos de Mathias Martins Junior investe em energia renovável e créditos de carbono desde o início dos anos 2000. Recentemente Carlos foi indicado ao posto de Presidente do Conselho de Administração da ACX Brasil, uma das maiores bolsas de créditos de carbono do mercado global. Carlos é engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP e MBA pela Columbia University.

Arnaldo Jardim

Deputado Federal

Arnaldo Jardim é engenheiro civil (POLI-USP). Está em seu quinto mandato como deputado federal pelo estado de São Paulo, onde foi secretário de Habitação (1992/1994), secretário de Agricultura e Abastecimento (2015/2018) e Presidente do CONSEAGRI – Conselho Nacional de Secretários da Agricultura (2015/2016). Foi também deputado estadual por quatro mandatos. Na Câmara Federal, é presidente da Frente Parlamentar da Economia Verde e da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, assim como membro da Frente Parlamentar do Biodiesel. Entre diversas matérias, foi relator da Política Nacional de Resíduos Sólidos -PNRS (Lei 12.305/2010) e da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA (Lei 14.119/2021). É autor do PL 3865/2021, que institui o Programa de Incentivo à Produção e ao Aproveitamento de Biogás e de Biometano; do PL 1817/2022, que induz induzir a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança – ESG; e do PL 2732/2011, que cria condições para a descontaminação de Áreas Órfãs Contaminadas. Recentemente, apresentou o Projeto de Lei 5174/2023, que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN). O projeto prevê antecipar e alavancar investimentos que fomentem, com rapidez, este segmento estratégico para a retomada

Alan Cativo

Diretor de estratégias Sociais

Diretor de Estratégias Sociais da TEMPLE, consultoria de comunicação e diálogo social com sede na Amazônia (Belém-PA), cidade sede da COP 30. A TEMPLE hoje lidera projetos em 11 estados. Alan Cativo atua há 25 anos em estratégias de comunicação aplicadas a contextos de transformações sociais decorrentes da implantação e operação de minas, portos, hidrelétricas e obras de infraestrutura. Tem a carreira situada na interseção entre as áreas de comunicação e do diálogo social. Lidera projetos de gestão de territórios e tem longa experiência em gestão de crises, promoção do diálogo e gestão de conflitos entre empresas, comunidades e governos locais.

plugins premium WordPress